Acabo de chegar de uma conferência com o Sir Stelios Haji-Ioannou, nem mais nem menos a cabeça que esteve por trás da Easyjet. Exacto, aquela empresa de aviação low-cost de que todos se queixam, mas que adoram eleger para os seus vôos.
Sem dúvida, que estas palestras grátis na LSE (London School of Economics) são um mimo.
Posso-vos dizer que saí de lá simplesmente fascinado com a simplicidade do Stelios (sim, era assim que era tratado nas perguntas), e com a capacidade de ligação com a audiência. Total sintonia. Gostei especialmente de alguém ter levado para lá um bébé, o catraio ter começado a fazer uns sons e o tipo na boa vai brincando com o facto. A certa altura dizia ele que a idade ideal para se ser empreendedor era 28/29, e a criança faz um som mais agudo, quase choro. A saída foi genial: "Se calhar ele não concorda, e acha que se deve começar mais cedo".
A temática foi precisamente o empreendorismo, extensão de marcas e o "dar de volta".
As duas primeiras parecem-me óbvias, e realmente a opção de extender a marca Easy aos vários negócios lançados, tem os seus prós e contras, mas que não vou desenvolver aqui (quem quiser que me contacte que bebemos umas jolas e debatemos este assuntos).
A terceira foi de facto aquela que mais me chamou a atenção. Quando normalmente as empresas se preocupam em responsabilidade social, este senhor vira-se para as contribuições a nível individual, começando pelas causas que lhe estão mais próximas. Exemplo disso são as várias bolsas oferecidas a alunos da LSE, e o pagamento do novo edificio do departamento de Gestão. Claro que isto também resulta num belo esquema de marketing pessoal, ainda por cima para quem detém uma marca que gira muito á volta do carisma do seu "pai".
Em jeito de conclusão, ficam só aqui 3 apontamentos que guardei deste apronto:
- A melhor forma de financiar um negócio de um empreendedor é recorrer ao capital dos papás (Luzio esta é especialmente para ti, grande empreendedor futuro)
- Extender a marca para o negócio de agências funerárias era capaz de não correr muito bem...o nome seria algo como EasyDeath????
- Quando a BA (British Airways) lançou a sua companhia de low-cost (Go), Stelios comprou 10 lugares no primeiro vôo. Apareceu lá vestido de laranja com os seus colaboradores e distribuiram bilhetes gratuitos para a Easyjet. Tiveram mais publicidade na imprensa que a própria Go.
4 comentários:
I wish I could go too... e já perdi aqui uma do Trump sobre como aproveitar a onda de foreclosure para fazer algum (mas esse é mais fachada que não me parece que goste muito de ensinar sem ganhar algum). Show me the money!
Epa já tinha ouvido falar nessas conferencias mas ainda nunca me dediquei a isso. Adorava ter ido a essa do Stelios. Essas conferencias sao ao final do dia? Onde é que me posso informar disso? Directamente a partir da página do LSE?
Vai a http://www.lse.ac.uk/collections/LSEPublicLecturesAndEvents/
Por norma são ao final do dia (a partir das 18h30). Acho que a LBS também umas coisas destas, mas ainda não olhei decentemente isso.
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