terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Easy as it goes...

Acabo de chegar de uma conferência com o Sir Stelios Haji-Ioannou, nem mais nem menos a cabeça que esteve por trás da Easyjet. Exacto, aquela empresa de aviação low-cost de que todos se queixam, mas que adoram eleger para os seus vôos.
Sem dúvida, que estas palestras grátis na LSE (London School of Economics) são um mimo.
Posso-vos dizer que saí de lá simplesmente fascinado com a simplicidade do Stelios (sim, era assim que era tratado nas perguntas), e com a capacidade de ligação com a audiência. Total sintonia. Gostei especialmente de alguém ter levado para lá um bébé, o catraio ter começado a fazer uns sons e o tipo na boa vai brincando com o facto. A certa altura dizia ele que a idade ideal para se ser empreendedor era 28/29, e a criança faz um som mais agudo, quase choro. A saída foi genial: "Se calhar ele não concorda, e acha que se deve começar mais cedo".
A temática foi precisamente o empreendorismo, extensão de marcas e o "dar de volta".
As duas primeiras parecem-me óbvias, e realmente a opção de extender a marca Easy aos vários negócios lançados, tem os seus prós e contras, mas que não vou desenvolver aqui (quem quiser que me contacte que bebemos umas jolas e debatemos este assuntos).
A terceira foi de facto aquela que mais me chamou a atenção. Quando normalmente as empresas se preocupam em responsabilidade social, este senhor vira-se para as contribuições a nível individual, começando pelas causas que lhe estão mais próximas. Exemplo disso são as várias bolsas oferecidas a alunos da LSE, e o pagamento do novo edificio do departamento de Gestão. Claro que isto também resulta num belo esquema de marketing pessoal, ainda por cima para quem detém uma marca que gira muito á volta do carisma do seu "pai".
Em jeito de conclusão, ficam só aqui 3 apontamentos que guardei deste apronto:
- A melhor forma de financiar um negócio de um empreendedor é recorrer ao capital dos papás (Luzio esta é especialmente para ti, grande empreendedor futuro)
- Extender a marca para o negócio de agências funerárias era capaz de não correr muito bem...o nome seria algo como EasyDeath????
- Quando a BA (British Airways) lançou a sua companhia de low-cost (Go), Stelios comprou 10 lugares no primeiro vôo. Apareceu lá vestido de laranja com os seus colaboradores e distribuiram bilhetes gratuitos para a Easyjet. Tiveram mais publicidade na imprensa que a própria Go.

4 comentários:

nelsinho disse...

I wish I could go too... e já perdi aqui uma do Trump sobre como aproveitar a onda de foreclosure para fazer algum (mas esse é mais fachada que não me parece que goste muito de ensinar sem ganhar algum). Show me the money!

Tuga em Londres disse...

Epa já tinha ouvido falar nessas conferencias mas ainda nunca me dediquei a isso. Adorava ter ido a essa do Stelios. Essas conferencias sao ao final do dia? Onde é que me posso informar disso? Directamente a partir da página do LSE?

Simãozinho, o Bife disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Simãozinho, o Bife disse...

Vai a http://www.lse.ac.uk/collections/LSEPublicLecturesAndEvents/
Por norma são ao final do dia (a partir das 18h30). Acho que a LBS também umas coisas destas, mas ainda não olhei decentemente isso.